O jargão da contabilidade é complexo demais para o pequeno empresário, que deseja apenas saber, no final das contas, como sua empresa se comportou no final de um período.

O dia a dia da empresa, para quem vive nela e dela, se resume a coisas simples, em termos de números, como vendas, compras, estoque, contas a pagar, contas a receber e bancos.

Administrar a empresa requer analisar uma série de números, a cada período, que servem de termômetro para definir se o rumo está correto ou se, e onde, são necessárias correções e mudanças de curso.

Nesse ponto um sistema de gestão informatizado é importante. Porque computador é um bicho totalmente estúpido, não tem inteligência para fazer absolutamente nada sozinho, mas ele pode ser usado para fazer muito bem 2 coisas:

a.) Acumular dados.
b.) Fornecer análises desses dados muito rapidamente.

Imagine você anotando manualmente as informações da empresa…

Você levaria uma vida para anotar, acumular e, pior, totalizar analiticamente depois. O computador faz isso em poucos minutos ou mesmo até em segundos, dependendo da informação. E melhor, você pode ver isso a qualquer momento. No fechamento do mês, uma vez na semana, ou dia a dia, acompanhando de perto como a coisa está indo em relação à meta que você traçou.

Por exemplo, o Cash Express tem o Relatório de Análise de Resultados.
Através dele, você pode responder perguntas básicas que todo empresário precisa saber, tipo:

Quanto vendi no período?
Qual foi o Custo da Mercadoria Vendida (CMV) e o Lucro Bruto?
Quanto tive de despesas, e onde elas foram alocadas?
Quanto tive de capitalizações e lucro líquido?
Quanto tenho em aberto no Contas a Receber?
Quanto tenho de atrasos e inadimplência?
Quantas vendas tive no mês e qual foi o valor médio do meu ticket?
Quanto tenho em estoque nesse momento?
Qual o meu prazo médio de Vendas e de Compras?

Essas e uma série de outras perguntas estão respondidas em um único relatório, onde você passa a ter o panorama da empresa em mãos.

Você pode analisar as explicações e uma amostra de dados dessas informações na prática clicando no link abaixo:

http://www.essystem.com.br/help/frmanaecofinanceirarelfiltro.htm

Para você entender como o sistema analisa os percentuais e Margens que tem nesse relatório, clique aqui e leia esse post.