Uma das grandes vantagens de você ter um sistema de gestão é a capacidade que ele tem de acumular informações. Uma vez que os dados estejam armazenados, é rápido e fácil você extrair uma série de análises que vão ajudá-lo a administrar eficientemente a empresa.

Uma dessas análises é o Ranking de Vendas de Clientes no Ano.

Esse relatório vai lhe mostrar o que os clientes compraram, mês a mês, durante até 12 meses. Além disso, você pode filtrar um determinado vendedor, cidade, categorias de clientes ou analisar apenas um cliente.

Então ele permitirá que você responda perguntas como:

Quanto tenho vendido, mês a mês para cada cliente, ou para os principais clientes?

Quanto tenho vendido em média, para cada cliente?

Quais são os clientes que mais compram?

Qual a margem média de lucratividade que cada cliente está dando ?

Nem sempre os clientes que você mais vende são os que dão mais lucratividade porque muitas vezes você é obrigado a achatar os preços até o limite (às vezes até com prejuízo) mas que mesmo assim valem a pena quando você analisa o mix de produtos e a capacidade de compra que você passa a ter em função do alto giro nas quantidades.

Veja em nosso help como são os filtros e uma amostra desse relatório:

Ranking de Vendas de Clientes no Ano

Da mesma forma que esse relatório traça um ranking de clientes com movimento no ano, existe também outro relatório de ranking de clientes que traz informações semelhantes porém mais sinteticamente. Nesse você define o período e outros filtros, e analisa somente as margens e valores totais do período.

Veja em nosso help como são os filtros e uma amostra desse relatório:

Ranking de Vendas de Clientes Sintético

As duas análises são muito interessantes e você pode usar uma ou outra, dependendo do tipo de informação que você quer ter em mãos no momento.

Voltaremos em outros posts falando sobre relatórios gerenciais que todos devemos analisar ao final de cada mês ou de períodos específicos…

Até lá !

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