Outra análise importante que você deve fazer periodicamente na empresa é a concentração de suas vendas em relação aos seus fornecedores. Cada linha de produtos, cada fabricante tem comportamentos peculiares na política comercial. Alguns produtos giram bastante e tem baixa margem, outros giram pouco e tem margem elástica. Existem fornecedores que, se pudesse, você simplesmente deixaria de trabalhar. Muitas vezes eles justamente se aproveitam de ter produtos de giro para forçar trabalhar com baixa margem.

O relatório de ranking de fornecedores no Cash mostra cada um dos fornecedores e os indicadores de desempenho deles, em função das suas vendas. Ele permite responder perguntas como:

. Quanto vendemos de cada fornecedor ?

. Qual a margem média sobre as vendas ?

. Quais os mais lucrativos ?

. Quais tem mais giros de produtos em termos de unidade ?

. Quanto cada um representa no total de suas vendas ?

. Quanto cada um representa no total de seus lucros ?

. Qual o percentual médio de desconto você é obrigado a praticar para poder trabalhar com ele ?

Essas informações você deve ter em mãos inclusive, quando for fazer negociações com seus fornecedores, usando a seu favor os pontos positivos e negativos de cada um.

Para saber mais sobre MarkUp e Margens de Venda, veja esse outro post, essystem.com.br/blog/markup-e-margem-sobre-as-vendas.html

Aprenda a tirar esse relatório no Cash Express, essystem.com.br/help/ranking-de-vendas-por-fornecedores