MarkUp : é um percentual que você aplica sobre o preço de custo para chegar ao seu preço de venda. Também chamado de Margem de Baixo para Cima.

Exemplo:

Preço de Custo de um Produto : R$ 100,00

Markup : 50%

Preço de Venda : R$ 150,00

Margem sobre a Venda: é o percentual que, deduzido do preço de venda, faz com que você chegue ao Preço de Custo, ou o Preço Médio de Aquisição ( PMA ), conforme o critério adotado em um determinado caso. Também chamada de Margem de Cima para Baixo.

Exemplo:

Preço de Venda :  R$ 150,00

Preço Médio de Aquisição: R$ 100,00

Margem sobre a Venda : 33,3333%

Preço de Venda menos Margem S/Venda = Preço Médio Aquisição,

R$ 150,00 – 33,3333% = 100,00

Então, como nos exemplos dados acima. Se você vende o produto a R$ 150,00 você está tendo uma Margem de 33,33% e não de 50% (porque 50% é o MarkUp). É sobre essa margem de 33,33% que você tirará o percentual de impostos, comissões e outros custos.

Fórmulas. As fórmulas para você calcular esses percentuais são:

MarkUp : ((Pr.Venda * 100) / PMA) – 100

No nosso exemplo:

((150,00 * 100) / 100,00) – 100 = >

(15000,00 / 100,00) – 100  = >

150,00 – 100 = >

50,00 %

Margem Sobre a Venda:  (Pr.Venda – PMA) * 100 / Pr.Venda

No nosso exemplo:

(150,00 – 100,00) * 100 / 150,00  = >

50,00 * 100 / 150,00  = >

5000 / 150,00 = >

33,3333% 

No sistema Cash Express, o MarkUp você cadastra na ficha do produto. E  na maioria dos relatórios gerenciais, nós sempre mostramos a Margem Sobre a Venda, e tomando como base o Preço Médio de Aquisição (PMA). O MarkUp você define então, em função da Margem que você quer obter. Claro que você deve levar em conta também o mercado como um todo. Existem produtos que você poderá aplicar um markup mais elástico e outros que será apertado, senão você não venderá o produto.

Periodicamente (normalmente a cada final de mês), é interessante você analisar alguns relatórios que lhe mostrem a Margem Média sobre as Vendas, de forma a verificar os ganhos que você está tendo em função disso.

 Além disso, um relatório de margem sobre a venda de seus produtos em estoque também pode ser muito interessante, no sentido de você poder analisar itens encalhados, que você pode colocar em promoção, ou itens que você precise subir ou baixar sua margem.

Como exemplo, analise os relatórios dos links abaixo (os relatórios estão no final dos textos). Todos eles mostram a Margem Sobre a Venda. E diante do que dissemos acima, você já sabe que uma margem de Média de 30% sobre uma venda de R$ 1000,00 significa um lucro de R$ 300,00

Ranking de Vendas de Produtos

Ranking de Vendas de Seções

Ranking de Vendas de Fornecedores

Ranking de Vendas de Clientes

Ranking de Vendas de Vendedores

Nesse post falamos sobre a Análise de Resultados, no qual a Margem Sobre as Vendas é de suma importância para você ver a lucratividade da empresa:

Análise de Resultados

Segue aqui também uma relação entre PMA e Margem, dos valores mais comuns que costumamos aplicar nos produtos. Explicando. Se você quer ter uma Margem de 30% sobre a Venda, então você deve aplicar um MarkUp de 42,86% sobre o custo do produto. E assim por diante…

MarkUp % Margem S/Venda %
  11,11   10,00
  15,00   13,04
  20,00   16,66
  25,00   20,00
  33,33   25,00
  42,86   30,00
  66,66   40,00
100,00   50,00

Boas Margens, e Até nosso próximo Post !